Conteúdo do curso
TÓPICO 1 – INTRODUÇÃO A CIÊNCIAS E A FÍSICA
Neste tópico iremos entender um pouquinho mais da evolução da ciência. Como chegamos até aqui? A física é também definida como a arte de explicar o universo usando equações matemáticas, assim sendo, é necessário certo conhecimento matemático para, aplicando os conceitos físicos, explicar o funcionamento dos fenômenos
0/5
TÓPICO 3 – TERMOLOGIA
Neste tópico iremos trabalhar os conceitos relacionados a energia térmica; e portanto, falaremos de calor, temperatura e os fenômenos associados a esses temas
TÓPICO 4 – ONDULATÓRIA
Neste tópico falaremos de: - MHS - Ondas - Acústica - Óptica
0/4
TÓPICO 5 – ÓPTICA
TÓPICO 6 – ELETROMAGNETISMO
TÓPICO 7 – FÍSICA MODERNA
TÓPICO 8 – MENTORIAS ENEM
Física do zero
Sobre a Aula

Conceito

Significado

Definição

A palavra velocidade tem diversos significados, como rapidez ou ligeireza, e não podem ser confundidos com o conceito físico de velocidade (que é um vetor).

Exemplo:

Figura extraída de: Coleção – Física – Nicolau, Torres e Penteado – Editora Moderna – 2012

Velocidade escalar

ou

Rapidez

O conceito de velocidade escalar que será definido aqui deve ser entendido como “provisório”; pois é um conceito mais introdutório, para iniciação do conhecimento. O conceito físico de velocidade (que é um vetor) é um pouco mais elaborado. A principal diferença entre eles é que velocidade é um vetor, tem módulo, direção e sentido, enquanto velocidade escalar é uma grandeza escalar, tem apenas valor numérico e unidade.

O conceito é de velocidade escalar, dá a ideia quantitativa ou numérica da rapidez com que o corpo se movimenta. Antes da época de Galileu, as pessoas descreviam os objetos em movimento simplesmente como “lento” ou “rápido”. Tratava-se de descrições vagas. Ele merece o crédito por ter sido o primeiro a medir velocidades levando em conta a distância percorrida e o tempo decorrido. Ele definiu rapidez (ou velocidade escalar) como a distância percorrida por unidade de tempo.

Tela de celular com texto preto sobre fundo branco  Descrição gerada automaticamente

Unidades

Unidades de distância

Unidades de tempo

Unidades de velocidade

A unidade mais usada no cotidiano para exprimir a velocidade escalar média é o “quilômetro por hora” (km/h), embora o Sistema Internacional de Unidades (SI) adote a unidade “metro por segundo” (m/s).

Como uma hora tem 3.600 segundos e um quilômetro tem 1.000 metros, a relação entre esses dois modos de expressar a velocidade média pode ser obtida da seguinte forma:

Figuras extraídas de: Coleção – Conexões com a Física – Editora Moderna – 2016 – Martini, Spinelli, Reis e Sant’Anna

Portanto:

Velocidade escalar instantânea

Objetos em movimento frequentemente sofrem variações em sua rapidez (velocidade escalar instantânea). Um carro pode se deslocar em uma avenida a 60 km/h, diminuir para 0 km/h em um sinal vermelho, e ao abrir o sinal, aumentar sua rapidez (velocidade escalar instantânea) para 30 km/h apenas, devido ao tráfego.

Você pode verificar a velocidade escalar instantânea (ou rapidez instantânea) do carro em cada instante olhando o velocímetro.

Um veículo viajando a 110 km/h geralmente se mantém com esta velocidade escalar (rapidez) por menos de 1 hora.

  • Se ele se mantivesse com essa velocidade escalar por uma hora inteira, cobriria 110 km;
  • Se continuasse com a mesma rapidez por meia hora, cobriria a metade daquela distância: 55 km;
  • Se continuasse por apenas 1 minuto, cobriria aproximadamente 1,83 km.

Quando a velocidade escalar instantânea é igual em todos os instantes, ela coincide com a velocidade escalar média em qualquer intervalo de tempo e o movimento é denominado movimento uniforme (MU), pois sua velocidade se manterá constante.

Velocidade escalar média

A velocidade escalar média é a razão (divisão) entre distância total percorrida (espaço escalar) e o tempo total da viagem, e portanto, ela não revela os diferentes valores da velocidade escalar (rapidez) e as variações que podem ter ocorrido em intervalos de tempo mais curtos.

Texto  Descrição gerada automaticamente

Na maioria das vezes, percebemos uma variedade de valores de rapidez (velocidade escalar), de modo que a velocidade escalar média (rapidez média) com frequência é completamente diferente dos valores da rapidez instantânea.

Exemplo:

Figuras extraídas de: Coleção – Conexões com a Física – Editora Moderna – 2016 – Martini, Spinelli, Reis e Sant’Anna

Um exemplo pode ser visto na figura acima, quando o relógio marca 11 h o carro está na posição km 80, após 1,5 horas o carro se movimentou e agora está na posição km 230. A velocidade média pode ser calculada da seguinte forma:

Texto  Descrição gerada automaticamente

Professor:

Mostre aos(as) estudantes que a velocidade média se baseia nos extremos, isto é, no ponto de partida e no ponto de chegada. Não leva em consideração se o corpo parou ao longo do percurso, ou se a velocidade se manteve constante em determinado trecho. Na velocidade média o que é relevante é o primeiro extremo (ponto de partida) e o último (ponto de chegada).

Vetor velocidade

Quando conhecemos tanto a velocidade escalar (rapidez) quanto a orientação do movimento de um objeto, conhecemos sua velocidade (o vetor velocidade).

Por exemplo, se um carro se desloca a 40 km/h, conhecemos sua rapidez. Mas se dissermos que ele se move a 40 km/h para o norte, estaremos especificando sua velocidade.

A rapidez é a medida de quão rápido ele é; a velocidade significa quão rápido e em que direção e sentido (orientação). Uma grandeza tal qual a velocidade, que especifica a orientação juntamente com o valor absoluto (módulo), é chamada de grandeza vetorial.

Módulo ou intensidade: valor numérico

Direção: linha de ação (geral) – Vertical, horizontal, transversal ou diagonal

Sentido: orientação (especificação) – cima, baixo, direita, esquerda.

Figuras extraídas de: Coleção – Conexões com a Física – Editora Moderna – 2016 – Martini, Spinelli, Reis e Sant’Anna

Velocidade relativa

  • Quando dois corpos têm vetor velocidade opostos:

– Aproximação

G:DEPTOPPTsVereda_DIGITALEditadosFísicaLote1VD-FIS-Lote1-Cap3-okimgs01a-g-DVD-AN-C3-VUF1.png

– Afastamento

G:DEPTOPPTsVereda_DIGITALEditadosFísicaLote1VD-FIS-Lote1-Cap3-okimgs01a-g-DVD-AN-C3-VUF2.png

  • Quando dois corpos têm vetor velocidade no mesmo sentido:

– Perseguição

G:DEPTOPPTsVereda_DIGITALEditadosFísicaLote1VD-FIS-Lote1-Cap3-okimgs01a-g-DVD-AN-C3-VUF3.png

Figuras extraídas de: Coleção – Física – Nicolau, Torres e Penteado – Editora Moderna – 2012 – ADAPTADA

Propriedade gráfica da velocidade

Em um gráfico da velocidade pelo tempo (v x t).

A área do gráfico é numericamente igual ao deslocamento ΔS.

Por quê?

Texto  Descrição gerada automaticamente

Diagrama  Descrição gerada automaticamente

Figura extraída de: Coleção – Alfa Verde – 2021 – grupo SOMOS

Entrar na conversa